No desenvolvimento das suas atividades, a SOUL FRATER observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficiência e não fará qualquer discriminação de raça, cor, género, religião ou credo político.
Tratará de conseguir ajuda nacional e internacional, a fim de obter meios necessários para a execução das suas atividades, através de: desenvolvimento de projetos, programas ou planos de ação, doação de recursos físicos, humanos e financeiros ou prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações sem fins lucrativos e a órgãos do setor público que atuem em áreas afins.
Põe-se à disposição, sempre que se justifique a sua atuação, dos organismos internacionais, dos governos ou das autoridades locais, assim como das organizações nacionais, reservando-se o direito de recusa dos pedidos de ajuda, se assim entender a sua Direção.
Propõe-se dar, com ajuda das diversas instituições competentes, públicas ou privadas, formação indispensável para atuação dos seus membros, tendo em vista o profissionalismo e motivação necessários ao cumprimento das missões que pretender levar a cabo.